QUER SABER MAIS SOBRE O DIAGNÓSTICO DO SEU PET? DIGITE-O ABAIXO:

IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE PARA OS GATOS


Quem compra não consome, mas exige que seu animal de estimação fique plenamente satisfeito com o produto escolhido.

Criar um alimento adaptado às necessidades de certo tipo de animal não é tarefa fácil. O cão ou o gato tem de apreciar a comida recebida e demonstrar isso diante dos olhos atentos de seu proprietário, que vai tomar a decisão de continuar a usar o mesmo produto de acordo com a reação de seu animal de estimação. Além de manter uma linha de produtos que satisfaça às necessidades nutricionais, os fabricantes têm de estar atentos às diferenças de palatabilidade dos animaizinhos.

Graças aos alimentos industrializados, os animais de estimação podem beneficiar-se de uma alimentação completamente equilibrada, que não tem nada a ver com a cozinha familiar. E aqui também não vale a frase: "Se é bom para os humanos, é bom para os animais". Embora a tendência seja deixar de ser um hábito entre os donos de animais, os restos de comida ainda são os principais concorrentes da alimentação industrial.

Por outro lado, a evolução dos hábitos em favor dos alimentos industriais está associada a um conjunto de fatores cada vez mais difundidos: alimentação sadia, equilibrada e com grande variedade de produtos disponíveis no mercado e, principalmente, a praticidade.

Alimentos completos cobrem todas as necessidades nutricionais do animal. Garantem qualidade na quantidade certa de ração diária. Já alimentos com objetivos específicos são destinados a cães e gatos com necessidades fisiológicas particulares como aleitamento e lactação, por exemplo. Também há alimentos para necessidades fisiológicas particulares, como obesidade e insuficiência renal.

Os gatos possuem um paladar bem mais exigente que os cães e são mais sensíveis ao tipo de alimentação. É um animal carnívoro, por isso depende de uma boa alimentação à base de carne. Alimentações vegetarianas, mesmo que eles gostem, apenas servirão para provocar carência de substâncias, onde o desequilíbrio nutricional pode provocar desde a queda dos pêlos até problemas mais graves, como a Síndrome Urológica Felina, um distúrbio que provoca uma série de disfunções que afetam o trato urinário e atacam cerca de 5% a 10% dos gatos adultos de ambos os sexos. 

Os gatos que tem livre acesso a comida podem comer de 10 a 20 pequenas porções diariamente. Sua dieta requer um alto nível de gordura e proteína se comparados aos cães, e doses extras dos aminoácidos como arginina, cisteína, metionina e taurina.

A Taurina nestes animais é indispensável para a formação de sais biliares, que são necessários para uma boa digestão de gorduras no intestino delgado. Contrariamente a outras espécies, o gato não pode usar outro aminoácido além da taurina para esta função, onde a deficiência deste aminoácido favorece a conseqüências graves como degeneração progressiva da retina levando a cegueira total no prazo de dois anos, enfraquecimento do músculo cardíaco devido a dilatação do órgão, falta de fertilidade e aborto.

O gato é uma espécie mais suscetível do que outras ao surgimento de cálculos urinários. As principais causas do problema estão relacionadas ao fato destes animais naturalmente beberem pouca água e no estilo de vida moderno, prover de uma rotina mais sedentária e oferta abundante de alimentos. Logo, a aparição dos cálculos está diretamente relacionada com questões nutricionais que devem garantir minerais em quantidades ideais assim como proteína de alta qualidade, fundamental para prevenção do problema.

As rações mais indicadas são aquelas pertencentes à categoria Premium Especial ou Super Premium, das quais são fabricadas por diversas industriais nacionais e internacionais de procedência ímpar.

Somente com a alimentação correta os gatos podem se prevenir de diversos males provocados de origem alimentar, onde assim como os cães, qualquer mudança na alimentação, mesmo que seja só de marca de ração, deve ser feita de forma gradativa pois mudanças bruscas podem causar diarréia.

Além da composição da dieta, o modo de alimentação também exerce um papel importante. A concentração da urina favorece a precipitação dos cálculos, independente de sua natureza. Sendo assim, é conveniente provocar a diluição máxima da urina que origine micções mais frequentes e, para isto, o gato deve ter sempre à sua disposição água fresca e limpa.

Fique atento a saúde do seu animalzinho. Ofereça a ele o mais seguro zelo de quem conta com você como garantia de vida saudável de feliz.

Nós da Clínica Veterinária Doutor Dog estamos aqui dia e noite para contribuir em todo este cuidado com seu pet, salientando sempre que prevenir é bem melhor que remediar.


Conte com a gente. Conte com quem entende do seu animal!