Socializar um filhote é o primeiro passo para criar um cão comportado e principalmente equilibrado!
A socialização é o processo de aprendizagem de normas e valores característicos de determinado meio social, tendo como objetivo a integração do indivíduo na sociedade. No cão, essa fase é bem marcada e ocorre entre o 50ᵒ ao 85ᵒ dia de vida. É normalmente nesse período que recebemos o filhote pela primeira vez em nossa casa e é imprescindível agir, pois passada essa fase, o cérebro do cão se modifica e qualquer socialização será muito mais difícil. Um cão que não passa pelo período de socialização da maneira correta pode desenvolver futuramente desvios comportamentais como fobias, agressividade, comportamentos compulsivos, entre outros.
A socialização tem como base estimular os cincos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Isso se resume em introduzir e familiarizar o filhote a novas experiências, incluindo pessoas, lugares, objetos e outros animais. Esse processo é essencial para a vida do cão. Contudo, devemos tomar alguns cuidados, pois com cinqüenta dias de vida o filhote ainda não recebeu todas as vacinas, sendo assim, não devemos expor o animal a riscos desnecessários. Por exemplo, quando apresentar um novo cão ou ambiente ao seu filhote, certifique-se de que o animal é saudável e vacinado e o ambiente está livre de contaminação. Além disso, devemos apresentar as novidades gradualmente e sempre de uma forma muito positiva, pois uma experiência traumatizante nessa fase pode gerar graves conseqüências para a saúde mental do cão.
É mais fácil ensinar o filhote a aceitar novas experiências do que futuramente ter que treiná-lo para retirar os maus hábitos. Consulte-nos para garantir o melhor em saúde ao seu filhote!
Entenda melhor seu pet curtindo a pagina no face da La Santé Animale - Comportamento Animal da Dra. Verichi Vetorello de Foz do Iguaçu-PR e fique por dentro das dicas de interação e treinamento para o seu animalzinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário