QUER SABER MAIS SOBRE O DIAGNÓSTICO DO SEU PET? DIGITE-O ABAIXO:

CÁLCULO DENTÁRIO - TÁRTARO





Ugh! Que mal hálito! Pode ser tártaro. 

O tártaro é o acúmulo de placa bacteriana e restos alimentares na superfície dos dentes que tem um aspecto duro, devido a calcificação causada pela saliva. O acúmulo de tártaro causa a inflamação das estruturas periodontais que dão sustentação aos dentes, podendo causar o comprometimento da estrutura dentária e até a perda dos dentes. Além disso, as bactérias presentes na boca dos cachorros com a doença periodontal podem entrar mais facilmente pela circulação sangüínea causando graves problemas renais e cardíacos.

Uma vez formado o tártaro, a higiene bucal deve ser realizada pelo médico veterinário através da remoção mecânica do tártaro. A escovação não irá resolver o problema, já que muitas bactérias se alojam entre os dentes e a gengiva, onde as cerdas da escova dificilmente conseguirão limpar adequadamente. Para o procedimento de remoção do tártaro é necessário submeter o animal à anestesia geral, pois a extração exige exploração de toda arcada dentária – face interna e externa dos dentes – algo incômodo para o animal acordado. Procedimentos adequados e eficientes não podem ser feitos sem anestesia.

CURIOSIDADES

1-      O que fazer para evitar a formação do tártaro?

Indicamos sempre que, a melhor maneira de prevenir o tártaro é fornecendo ao seu animalzinho uma ração de melhor qualidade. Estas possuem controle de umidade e matéria que tendem ficarem menos acumuladas aos dentes. Algumas delas possuem até ingredientes que favorecem o clareamento, como o hexametafosfato de sódio. Petiscos duros, próprio para animais também contribuem na prevenção. Mas não tem jeito: mais cedo ou mais tarde seu animalzinho vai precisar limpar os dentes, já que eles não escovam os dentes de forma tão rotineira e eficaz como nós, certo? 


2-      Você sabia que não se pode usar pasta de dentes de humanos em cães?

É preciso lembrar que o cão não tem como enxaguar a boca e cuspir a pasta de dente, como a gente faz. O flúor contido na nossa pasta de dente faz mal se for engolido, e os componentes da pasta de dentes humana (como alguns detergentes, por exemplo) podem causar irritações no estomago dos nossos cães. Este é mais uma das diferenças de nossas espécies: o que é de cachorro é de cachorro. O que é de gente é de gente. Estamos entendidos? 


3-      A escova de dentes também precisa ser especial?

Os cães têm a gengiva bastante delicada e sensível. Usar uma escova de dentes inadequada pode machucá-los, causando desconforto e dor. O ideal é usar uma escova apropriada, ou uma “dedeira” que é uma escova de borracha que você coloca no dedo e massageia e escova os dentes do seu peludo com a maior facilidade. Aqui na Doutor Dog indicamos a higienização bucal pela escovação, mas entendemos o quanto esse procedimento é difícil. 


4-      E que o tártaro acumulado nos dentes dos cães podem causar infecções que podem levar a morte?



Uma boca doente não se resume apenas a um bafinho ruim de doer, nem mesmo se resume apenas a boca do seu cão. O coração, o fígado, os rins, o trato intestinal e até as articulações de nossos amigões podem ser afetados. O tártaro e a infecção da boca contém várias bactérias que podem se espalhar e se desenvolver em outras partes do corpo. Somente o cuidado regular dos dentes do seu bichão e visitas periódicas ao veterinário podem prevenir problemas mais sérios.




Confira na Doutor Dog os pacotes para Limpeza Dentária Canina e Felina. Tire todas suas dúvidas e garanta um sorriso saudável para o seu pet. Conheça nosso Centro Cirúrgico e nossos procedimentos.
Conte sempre com quem entende do seu animal!