QUER SABER MAIS SOBRE O DIAGNÓSTICO DO SEU PET? DIGITE-O ABAIXO:

GRIPE DOS CÃES - O FRIO!



    
A época fria do ano chegou, alterando a rotina dos bichos de estimação e de seus donos. Como os seres humanos, os animais sofrem com as baixas temperaturas e com uma doença típica da estação: gripe.
    No mundo canino, ela é chamada de traqueobronquite infecciosa canina (ou tosse dos canis). É a doença de maior incidência nesta época do ano. Para gatos, o nome do perigo é rinotraqueíte.
    A gripe dos cães, é uma doença altamente contagiosa causada principalmente pela bactéria Bordetella bronchiseptica.
    Dentre os sintomas está a tosse seca, forte e repetitiva que piora com os exercícios, agitação e a pressão da coleira.
    Atividades comuns no dia a dia como um simples passeio na rua, podem colocar o seu cão em risco, pois a doença é facilmente difundida pelo ar e pelo contato direto com os animais ou objetos infectados.
A melhor defesa é a prevenção com vacina própria para a gripe, com reforços anuais e realizadas sempre por um médico veterinário. A exposição à doenças respiratórias como a Gripe dos Cães pode estar na próxima esquina.

CUIDADOS NO FRIO:

Os pelos são a proteção natural dos animais e contribuem para que os bichos sintam menos os efeitos do frio. Para os animais, a tosa é uma questão de saúde. Mesmo com as temperaturas baixas, deve ser feita como em qualquer outra estação do ano. O uso de roupinhas ajuda no controle do frio depois de uma tosa rente ao corpo. 
    Deixar a veste por semanas resulta em embaraços e focos de bactérias.Tal conduta pode gerar infecções. As roupinhas são aconselháveis, mas, antes de dormir, as peças devem ser retiradas e o pelo do animal, escovado, para evitar que fique embaraçado. Trocas de roupas também devem ser garantidas ao longo das semanas frias. 
    Já levar os pets para passear no inverno pode ser um drama. Ventos frios, chuva e poças d'água são fatores que fazem qualquer um repensar um passeio. O ideal é passear em lugares onde o contato com outros animais é zero e nos horários mais quentes do dia.