QUER SABER MAIS SOBRE O DIAGNÓSTICO DO SEU PET? DIGITE-O ABAIXO:

DORES ARTICULARES NO INVERNO




Com a chegada do inverno, é comum que os animais sintam dores articulares. Assim como os seres humanos, os cães e gatos também podem ficar doloridos quando o clima fica úmido e frio.

Nas épocas de madrugadas frias, a maioria dos cães tira “de letra” as noites com baixas temperaturas e dorme muito bem, mas os animais mais velhinhos podem sofrer mais com isso.

Se já não bastasse a perda de massa muscular e a camada de gordura natural do envelhecimento que faz com que sintam mais frio, os velhinhos também podem sofrer de dores nas juntas (articulações) devido ao processo de artrite/artrose decorrente do envelhecimento.

Assim, os cães acima de 7 anos de idade de todas as raças, devem ser observados de perto. Uma casinha e uma caminha que os proteja do vento e da chuva para os cães de quintal e uma caminha e cobertor para aqueles que vivem dentro de casa e/ou apartamento devem estar sempre disponíveis.

Mas afinal o que é Artrite e Artrose?

A artrite é a inflamação das articulações que causa dor quando o animal se move e, em casos mais sérios, há dor até mesmo quando ele está parado. No caso da artrose, a doença é crônica. É importante entender que, quando a artrite alcança um estado mais avançado, ela passa por um processo degenerativo chamado de artrose, que causa irregularidades na primeira camada óssea, gerando muita dor
Assim, as dores em coluna, dor em joelho, em coxas e cotovelo podem ser muito comuns e, em alguns casos, comprometem a qualidade de vida dos nossos cães. Quanto mais velho for, maior a possibilidade de dor e desconforto e em casos mais graves até de impossibilidade de andar e subir degraus.
Para identificar o problema o quanto antes, é fundamental ficar de olho no comportamento do animal. Os cães e gatos começam a mancar, possuem dificuldades para brincar e se levantar, ficam apáticos e perdem o apetite. É imprescindível um acompanhamento veterinário e um diagnóstico precoce, de modo a evitar maiores comprometimentos. Podem ser adotadas várias medidas de prevenção/tratamento, como o lugar onde o animal dorme, o tipo de piso e até mesmo uso de medicações.

No caso de animais idosos com algum problema articular, evite deixá-los fora de casa à noite, mesmo durante as noites mais quentes. Lembre-se: o acompanhamento veterinário adequado aliado a essas medidas simples contribuirão para que os pets vivam com mais qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário