QUER SABER MAIS SOBRE O DIAGNÓSTICO DO SEU PET? DIGITE-O ABAIXO:

VACINAÇÃO ANUAL - CORONAVIROSE

A vacinação contra as viroses é um dos cuidados mais importantes que se deve ter com o seu pet. É através da vacina que o sistema de defesa do animal "aprende" a produzir anticorpos rapidamente que ajudam a eliminar os vírus causadores das doenças que comprometem a saúde e qualidade de vida dos animais.

Como é o exemplo do vírus da Coronavirose.



 Doença causada por um vírus da família coronaviridae que infecta cães e também gatos. No caso dos gatos a doença é conhecida com Peritonite Infecciosa Felina. É uma doença altamente contagiosa intestinal, que pode ser encontrado em animais de todo o mundo.

A infecção por Coronavirose é geralmente considerada como uma doença relativamente leve, com sintomas esporádicos, ou nenhum. Mas se a infecção ocorrer simultaneamente com uma infecção secundária viral, ou uma infecção causada por outra contaminação intestinal (entérico) patógenos, as conseqüências podem ser muito mais graves.

Esse vírus no ambiente é bastante sensível a detergentes diferente do Parvovírus, vírus canino que é muito resistente e muito mais difícil de ser eliminado.

Sinais clínicos:

O principal sintoma de Coronavirose em filhotes é diarreia aquosa, sem muco e sem sangue. Alguns filhotes de cães com a doença tem vômitos enquanto outros não. Assim as diarreias causada por coranovirose são muito menos violentas e graves do que aquelas causadas pelas demais viroses.
A Diarreia por Coronavírus normalmente dura de 2-4 dias e a maioria dos filhotes se recupera muito bem se tratados e acompanhados pelo Médico Veterinário.

Depois de 2 a 3 dias de contato ou ingestão do vírus ele já pode ser encontrado no intestino delgado levando então a diarreia que dura de 2 a 7 dias, devido a lesão que o vírus causa na parede do intestino. A maioria dos cães infectados eliminam o coronavírus em suas fezes por 6 a 9 dias, mas em alguns filhotes podem durar muito mais tempo. A maioria dos filhotes se recupera depois de alguns dias da diarreia e da falta de apetite, voltando a ganhar peso novamente. Eles raramente têm febre.


Tratamento:

O tratamento recomendado para gastroenterites é de suporte. Os principais objetivos do tratamento são restabelecer e manter o equilíbrio eletrolítico e minimizar a perda de líquidos e infecções secundárias. Como toda virose, o tempo é muito importante na intervenção de um protocolo eficiente de tratamento, já que o atraso pode comprometer a eficiência dos resultados e até mesmo levar o animal a óbito.



Prevenção:

A vacinação preventiva de filhotes é a melhor forma de controle da doença e assim os filhotes devem ser vacinados contra a coronavirose a partir de 8 semanas de idade. Os cães adultos precisam de reforços anuais.

Ausência de vermes intestinais e receber uma alimentação de qualidade diminui a chance de contaminação visto que animais debilitados ficam mais susceptíveis a virose. Evite o contato de filhotes e animais não vacinados com outros  de origem desconhecida ou ambientes contaminados, assim como aglomerações, instalações sujas, grande agrupamento de animais e todos os tipos de risco que podem favorecer os surtos da doença.
A vacinação deve ser procedida somente pelo Médico Veterinário, único profissional capaz de promover aplicações medicamentosas em seu animal de estimação e que pode lhe oferecer produtos de segurança e qualidade. 

Exija sempre vacinas de ponta.


A Doutor Dog - Clínica Veterinária segue os mais eficientes protocolos de vacinação com uso exclusivo de vacinas de ponta, de modo a garantir total segurança e qualidade na imunização do seu pet.

Conte com a gente. Conte com quem entende do seu animal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário