QUER SABER MAIS SOBRE O DIAGNÓSTICO DO SEU PET? DIGITE-O ABAIXO:

VACINAÇÃO ANUAL - PARAINFLUENZA CANINA

A vacinação contra as viroses é um dos cuidados mais importantes que se deve ter com o seu pet. É através da vacina que o sistema de defesa do animal "aprende" a produzir anticorpos rapidamente que ajudam a eliminar os vírus causadores das doenças que comprometem a saúde e qualidade de vida dos animais.

Como é o exemplo do vírus da Parainfluenza Canina


Responsável pela Traqueobronquite Infecciosa ou Tosse dos Canis (recebendo este nome por aparecer com muito mais freqüência em locais onde há aglomeração de animais) esta é uma doença altamente transmissível, aparecendo sobretudo durante o inverno, sendo caracterizada como uma gripe de cães afetando o sistema respiratório superior. 
A transmissão ocorre através do contato direto com os animais contaminados. Fácil de pegar. 


Sinais clínicos:

Os cães com esta enfermidade apresentarão secreção nos olhos, nariz e tosse, podendo esta ser seca ou úmida. A febre pode ou não estar presente, e ainda falta de apetite é um sintoma comum. Você poderá ter a impressão de que o animal, ao tossir, está engasgado, chegando até a vomitar.
Os animais apresentarão os sintomas de 3 a 10 dias após a infecção. Os sintomas permanecerão por 3 a 4 semanas, onde pode evoluir para infecções mais severas nas estruturas respiratórias, como a pneumonia. 
Qualquer animal de qualquer faixa etária estará suscetível à doença.


Diagnóstico:

O diagnóstico é feito através da consulta veterinária com avaliação dos parâmetros clínicos do paciente onde poderão ser sugeridos exames complementares de modo a confirmar a doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico e mais rápido for o tratamento, menor serão os comprometimentos causados pela doença. 


Prevenção:

Um programa de vacinação anual é recomendado. O vírus pode agir concomitantemente a bactérias da espécie Bordetella bronchiseptica,assim como outros vírus como o Adenovirus tipo 2 e fungos como o Micoplasma. Por isso, além da vacina v10 que irá imunizar o animal contra a Parainfluenza, é recomendada a vacinação  contra a Bordetelose (vacina contra a Gripe dos Cães) para que o animal além do inverno, possa passar o ano todo protegido contra a doença. 
A vacinação deve ser procedida somente pelo Médico Veterinário, único profissional capaz de promover aplicações medicamentosas em seu animal de estimação e que pode lhe oferecer produtos de segurança e qualidade. 

Exija sempre vacinas de ponta.



A Doutor Dog - Clínica Veterinária segue os mais eficientes protocolos de vacinação com uso exclusivo de vacinas de ponta, de modo a garantir total segurança e qualidade na imunização do seu pet.

Conte com a gente. Conte com quem entende do seu animal!

DORES ARTICULARES NO INVERNO




Com a chegada do inverno, é comum que os animais sintam dores articulares. Assim como os seres humanos, os cães e gatos também podem ficar doloridos quando o clima fica úmido e frio.

Nas épocas de madrugadas frias, a maioria dos cães tira “de letra” as noites com baixas temperaturas e dorme muito bem, mas os animais mais velhinhos podem sofrer mais com isso.

Se já não bastasse a perda de massa muscular e a camada de gordura natural do envelhecimento que faz com que sintam mais frio, os velhinhos também podem sofrer de dores nas juntas (articulações) devido ao processo de artrite/artrose decorrente do envelhecimento.

Assim, os cães acima de 7 anos de idade de todas as raças, devem ser observados de perto. Uma casinha e uma caminha que os proteja do vento e da chuva para os cães de quintal e uma caminha e cobertor para aqueles que vivem dentro de casa e/ou apartamento devem estar sempre disponíveis.

Mas afinal o que é Artrite e Artrose?

A artrite é a inflamação das articulações que causa dor quando o animal se move e, em casos mais sérios, há dor até mesmo quando ele está parado. No caso da artrose, a doença é crônica. É importante entender que, quando a artrite alcança um estado mais avançado, ela passa por um processo degenerativo chamado de artrose, que causa irregularidades na primeira camada óssea, gerando muita dor
Assim, as dores em coluna, dor em joelho, em coxas e cotovelo podem ser muito comuns e, em alguns casos, comprometem a qualidade de vida dos nossos cães. Quanto mais velho for, maior a possibilidade de dor e desconforto e em casos mais graves até de impossibilidade de andar e subir degraus.
Para identificar o problema o quanto antes, é fundamental ficar de olho no comportamento do animal. Os cães e gatos começam a mancar, possuem dificuldades para brincar e se levantar, ficam apáticos e perdem o apetite. É imprescindível um acompanhamento veterinário e um diagnóstico precoce, de modo a evitar maiores comprometimentos. Podem ser adotadas várias medidas de prevenção/tratamento, como o lugar onde o animal dorme, o tipo de piso e até mesmo uso de medicações.

No caso de animais idosos com algum problema articular, evite deixá-los fora de casa à noite, mesmo durante as noites mais quentes. Lembre-se: o acompanhamento veterinário adequado aliado a essas medidas simples contribuirão para que os pets vivam com mais qualidade de vida.