Choque
Alguns cães são sensíveis a uma variedade de picadas de insetos. Aprender como reconhecer os sinais de choque anafilático decorrente delas pode salvar vidas! Abelhas, vespas, marimbondos, moscas botucas (mutucas), algumas variedades de aranhas, mosquitos, escorpiões… A lista de insetos que podem causar choque anafilático em cães não é pequena e muitas vezes frequentam nossos lares e quintais sem que sequer os percebamos. Muitos cães não chegam a ter uma reação tão extrema e acabam ficando bem, apesar da dor e picada inflamada e inchada. Mas os cães com sensibilidade maior, geralmente os de porte pequeno, podem experimentar reações adversas bastante graves, inclusive morrendo.
O que é
O choque anafilático é uma reação alérgica intensa que ocorre minutos após a exposição a uma substância causadora de alergia, chamada de alérgeno. Este tipo de choque pode ser definido como uma forte reação alérgica, potencialmente fatal. Essa reação violenta faz com que certas substâncias sejam liberadas na corrente sanguínea da vítima, produzindo uma dilatação nas veias e uma obstrução respiratória na altura do pescoço que poderá produzir asfixia. Algumas complicações do choque anafilático incluem dano cerebral, insuficiência renal e morte.
Sinais
Fadiga, saliva em excesso, vômitos, tremores, dificuldade para respirar e inabilidade para andar. Fique de olho em todos estes sinais (que podem vir todos juntos ou únicos) porque eles podem indicar que seu cão está sofrendo uma crise de choque anafilático e precisa de cuidados urgentes. O choque pode acontecer de maneira muito rápida e levar à morte se não for tratado com a mesma rapidez com que ocorreu. Se o local da picada for visível, tente retirar o ferrão (caso seja picada de abelha, vespa ou marimbondo), o que pode prevenir que mais veneno continue a ser injetado no local. E claro, procure imediatamente a Doutor Dog.
O choque anafilático pode ser causado por picadas de insetos, medicamentos (inclusive vacinas) ou até alimentos, embora isso seja mais raro. Em caso de suspeita de choque anafilático, mantenha as vias respiratórias desimpedidas de secreções.
Ajuda
Procure a Doutor Dog imediatamente, pois o tratamento urgente é essencial. O veterinário ministrará medicamentos que interromperão a dilatação alérgica das vias respiratórias. Uma reação alérgica menos grave a mordeduras e injeções faz com que a face do cão inche e às vezes, o local do ferimento coce, fique quente ou dolorido. Reações alérgicas podem evoluir repentinamente para um choque anafilático fatal.
Cuidados
Se, felizmente, seu peludo está bem e a picada não levou a consequências graves, alguns métodos como compressas geladas também ajudam a diminuir a dor e o desconforto. Antes de aplicar qualquer coisa, é interessante lavar o local da picada com água e sabão neutro e claro, seguir as instruções ministradas pelo médico veterinário.
CHOQUE ANAFILÁTICO É UMA EMERGÊNCIA.
CONTE CONOSCO PELOS TELEFONES:
(44)3024-9077
(44)9953-9077
Fonte: http://ndonline.com.br/florianopolis
Blog Notícias do Dia de Florianópolis. Matéria publicada nos Primeiros Socorros no dia 01/03/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário