QUER SABER MAIS SOBRE O DIAGNÓSTICO DO SEU PET? DIGITE-O ABAIXO:

TRATAMENTOS CASEIROS



Amigos clientes e seguidores,

Imagino que a maioria de vocês que conhecem meu método de trabalho (e até mesmo os que não conhecem mas) que verdadeiramente entendem a importancia de um médico veterinário para seus pets, não se identificarão
com a postagem de agora.

Portanto somente, que sirva de estímulo a intervirem, quando puderem, em métodos caseiros de tratamento à diversas doenças que os pequenos podem apresentar. Digo isso mediante ao grande número de casos que atendi nos ultimos dias envolvendo procedimentos caseiros e que contribuiram (e muito) a evolução destes, quando foram altamente irritantes a pele e demais sistemas ou quando não, atrasaram o acesso do médico veterinário com o tratamento adequado contribuindo para a permanência do sofrimento.

Babosa, óleo de motor, óleo de peroba, água sanitária, criolina, sabão de coco, vinagre, Cataflam (diclofenaco), azeite, são alguns (poucos) exemplos de produtos que são utilizados e que indiscutivelmente são agressivos tanto para nós quanto para os animais (por que não?), sendo que de forma alguma devem ser aplicados pela via tópica (pele íntegra ou lesionada) tão pouco pela via oral. Alguns produtos podem compor a fitoterapia e/ou homeopatia, que (embora eu não seja adepto ao uso) devem ser estabelecidas e acompanhadas pelo médico veterinário.

Seja uma simples coceira incessante, uma lesão evidente, uma crise de espirros, uma infestação de pulgas e/ou carrapatos, uma manqueira, um lacrimejamento excessivo do olho ou qualquer sintoma anormal, procure o médico veterinário. Não (e somente) quando houver vômito, diarréia e/ou perda de apetite. Estes podem ser sinais pela cronicidade do quadro, consequentes do tempo de acometimento ou de uso indevidos de métodos e produtos.

Vale lembrar que aquela "pomadinha" receitada pelo próprio médico veterinário da outra vez em que o bicho machucou a pata (uma suposição) pode não ser a ideal (ou ser até mesmo prejudicial) para um novo quadro de sintomas. Isso vale sobretudo para os "remedinhos" orais que não saram tudo que pode acontecer.

Dependendo do grau de comprometimento e método de abordagem inadequada (muito provavelmente sem auxílio profissional), o caso pode elucidar maus tratos e isso todos nós sabemos que é crime.

Como de costume, pela idoneidade a profissão e qualidade do meu trabalho, não forneço receita de medicamentos pelo telefone tão pouco concedo consultas desta mesma forma. Compreendendo a mensagem à que venho passar aqui, de que um probleminha pode ser (e se tornar) um problemão, estaria me contradizendo se assim o fizesse.

Entendam e conscientizem aos que relutam em acreditar de que o médico veterinário trabalha, estuda e se aprimora para garantir a segurança e qualidade de vida ao pet. Não entremos em méritos particulares a respeito da conduta de cada profissional, se não estiver satisfeito(a) com o médico veterinário que cuida do seu animal, então busque conhecer a atuação de outro. Mas nunca subestime a verdadeira importancia que este profissional tem na vida do seu bichinho.

Ao carinho por aquele que o ama, ele agradece. E a gente também.

Dr. Maurilio A. Colomera
CRMV-PR: 08861

PICADAS DE INSETOS - CHOQUE ANAFILÁTICO




Choque
Alguns cães são sensíveis a uma variedade de picadas de insetos. Aprender como reconhecer os sinais de choque anafilático decorrente delas pode salvar vidas! Abelhas, vespas, marimbondos, moscas botucas (mutucas), algumas variedades de aranhas, mosquitos, escorpiões… A lista de insetos que podem causar choque anafilático em cães não é pequena e muitas vezes frequentam nossos lares e quintais sem que sequer os percebamos. Muitos cães não chegam a ter uma reação tão extrema e acabam ficando bem, apesar da dor e picada inflamada e inchada. Mas os cães com sensibilidade maior, geralmente os de porte pequeno, podem experimentar reações adversas bastante graves, inclusive morrendo. 
O que é
O choque anafilático é uma reação alérgica intensa que ocorre minutos após a exposição a uma substância causadora de alergia, chamada de alérgeno. Este tipo de choque pode ser definido como uma forte reação alérgica, potencialmente fatal. Essa reação violenta faz com que certas substâncias sejam liberadas na corrente sanguínea da vítima, produzindo uma dilatação nas veias e uma obstrução respiratória na altura do pescoço que poderá produzir asfixia. Algumas complicações do choque anafilático incluem dano cerebral, insuficiência renal e morte. 
Sinais
Fadiga, saliva em excesso, vômitos, tremores, dificuldade para respirar e inabilidade para andar. Fique de olho em todos estes sinais (que podem vir todos juntos ou únicos) porque eles podem indicar que seu cão está sofrendo uma crise de choque anafilático e precisa de cuidados urgentes. O choque pode acontecer de maneira muito rápida e levar à morte se não for tratado com a mesma rapidez com que ocorreu. Se o local da picada for visível, tente retirar o ferrão (caso seja picada de abelha, vespa ou marimbondo), o que pode prevenir que mais veneno continue a ser injetado no local. E claro, procure imediatamente a Doutor Dog. 
Causas
O choque anafilático pode ser causado por picadas de insetos, medicamentos (inclusive vacinas)  ou até alimentos, embora isso seja mais raro. Em caso de suspeita de choque anafilático, mantenha as vias respiratórias desimpedidas de secreções. 
Ajuda
Procure a Doutor Dog imediatamente, pois o tratamento urgente é essencial. O veterinário ministrará medicamentos que interromperão a dilatação alérgica das vias respiratórias. Uma reação alérgica menos grave a mordeduras e injeções faz com que a face do cão inche e às vezes, o local do ferimento coce, fique quente ou dolorido. Reações alérgicas podem evoluir repentinamente para um choque anafilático fatal.  
Cuidados
Se, felizmente, seu peludo está bem e a picada não levou a consequências graves, alguns métodos como compressas geladas também ajudam a diminuir a dor e o desconforto. Antes de aplicar qualquer coisa, é interessante lavar o local da picada com água e sabão neutro e claro, seguir as instruções ministradas pelo médico veterinário. 
CHOQUE ANAFILÁTICO É UMA EMERGÊNCIA. 
CONTE CONOSCO PELOS TELEFONES:

(44)3024-9077 

(44)9953-9077


Fonte: http://ndonline.com.br/florianopolis
Blog Notícias do Dia de Florianópolis. Matéria publicada nos Primeiros Socorros no dia 01/03/2013.